quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sargento Portolann deixa as escolas de Ijuí

Sgt Portolann em frente à escola São Geraldo

Foram exatos quarenta e cinco anos dedicados ao serviço público, ao serviço Policial Militar no Estado do Rio Grande do Sul. HELIO ZEFERINO PORTOLANN, nascido em 26 de agosto de 1947, deixa as ruas de Ijuí neste domingo, dia 26, ao completar sessenta e cinco anos de idade.
Portolann ingressou na Brigada Militar no município de Três Passos em 10 de agosto de 1967, com vinte anos. Na graduação inicial (soldado) atuou por vinte e três anos, até 1990, quando foi promovido à extinta graduação de “Cabo”. Dois anos depois foi promovido a 3° Sargento, graduação que hoje também está em extinção na BM. Passados mais dois anos, em 1994, o 3°Sgt Portolann aposentou-se. Em virtude disso foi promovido à graduação de 2° Sargento da Reserva Remunerada. Seu descanso, no entanto, por opção própria, não durou mais do que três meses.
Embasado em legislação Especial, Portolann voltou a desempenhar suas atividades a partir de então como integrante do Corpo Voluntário de Militares Inativos (CVMI) da Brigada Militar, cuja nova função colocou-o em contato com outro tipo de público, especialmente crianças e adolescentes. Portolann passou então a atuar em frente a escolas de Ijuí, garantindo que o espaço das crianças estivesse seguro. Sua postura marcial e atuação sempre atenta às crianças e ao trânsito nos arredores dos educandários o tornaram respeitado por diferentes gerações. Direção, professores, pais e alunos do Ruizinho, Sagrado Coração de Jesus, Geração Positiva e por último São Geraldo, acostumaram-se a conviver com ele por um período de dezoito anos.
Ao ser questionado sobre o conselho que gostaria de deixar aos mais novos da instituição o Militar disse que é preciso “valorizar a farda, o serviço policial militar e jamais corromper-se”. Garante que o principal período de dificuldades foi ultrapassado pela sua geração. Como fato positivo ressalta a mudança na legislação e o estabelecimento das quarenta horas semanais ao policial militar e o serviço essencialmente motorizado, haja vista a necessidade de deslocamentos rápidos em virtude do crescimento da população e das áreas urbanas.
O diretor da escola São Geraldo, professor Mario Telmo Schenkel, garante que a comunidade escolar sentirá sua falta e enaltece o trabalho do Servidor, principalmente no que se refere à mudança de comportamento apresentada pelos motoristas que trafegam na rua em frente ao educandário e à movimentação de pessoas de fora da comunidade escolar, que também mudaram seus hábitos. Neste último educandário o 2° Sargento CVMI Portolann trabalhou por cerca de um ano e meio e a partir de agora dedicar-se-á à sua família.