Histórico do 29º BPM


"Brigada Militar e a história de IJUÍ".

A história da Brigada Militar em Ijuí iniciou-se com sua instalação, em janeiro de 1930, quando passava nesta região o Regimento de Cavalaria que se transferia de Alegrete para Passo Fundo.
Em janeiro de 1948, assume o Comando do contingente PM de Ijuí o Sargento ALDO PATROCÍNIO DE AZAMBUJA, em substituição ao 2º Sargento HORÁCIO DA SILVEIRA, subordinado ao Regimento de Cavalaria com sede em Santa Maria. Assim ficou até o ano de 1953, quando assumiu o comando o 2º Ten PM HERCULANO MOREIRA SOUZA.
Em 1955, o Ten PM HERCULANO é substituído no Comando pelo Sargento PM JOÃO DA SILVA LEAL, que permaneceu no Comando da Fração PM até 1958, quando foi substituído pelo 1º Ten PM JOÃO FRANCISCO SHEDLER. Em 1960, a Guarnição de IJUÍ passa a subordinar-se ao 2º Batalhão Policial com sede em Passo Fundo, oriundo do 3º RC.
Em 1961, reassume em IJUÍ, agora como 1º Ten PM, ALDO PATROCÍNIO DE AZAMBUJA. Em 1966, passa a subordinação do 2º Batalhão Policial para o 5º Batalhão Policial, com sede em Três Passos.
Em 1968, o 1º Ten PM ALDO PATROCÍNIO DE AZAMBUJA, ao ser transferido para a reserva, passa a Fração ao Asp. Of. CLEOMAR ANTÔNIO BALEM, que mais adiante viria a ser Comandante Geral da Brigada Militar.
Em 12 de maio de 1970, foi criada a 1ª Companhia Especial de Socorro, com sede em IJUÍ, fundindo-se, então, o contingente de Policiamento com o efetivo de Bombeiros, sob o Comando do Ten LAIRE ESTEVES MACHADO. Em seguida, desmembram-se novamente Policiamento e Bombeiro, sendo criado então o 2º Pelotão PM, subordinado à 2ª Cia PM com sede em Santo Ângelo, tendo como Comandante o Ten PM HENRIQUE DA SILVA SANTOS, sendo substituído pelo Ten PM JORGE RICARDO ASCENÇO, o qual exerceu o Comando até 25 de fevereiro de 1975, quando foi criada a 6ª Companhia Policial Militar, subordinada ao 7º BPM.
Em 26 de dezembro de 1976, foi criado o 14º BPM, tendo em sua nova estruturação, em IJUÍ, a 3ª Cia PM, sob o Comando do Cap. PM JANOT DE OLIVEIRA MARQUES.
Em 1977, assume o Comando da 3ª Companhia PM o Ten PM RUI DE ARAÚJO PINTO, permanecendo no Comando até 1985.
Em 1985, assume o Comando da 3ª Cia PM o Cap PM JORGE RAMOS, e permanece até 1988.
Com a criação do 16º BPM em 22 de setembro de 1989 e sua instalação administrativa em 11 de junho de 1990 a Companhia mudou de subordinação incluindo em sua Sub-Àrea os municípios de Panambi, Condor e Pejuçara, com nove municípios. Possuía espaço territorial de 6.407Km2 e uma população de aproximadamente 168.175 habitantes.
Em Fevereiro de 1991 foi inaugurado o Quartel da 3ª Cia PM, construído através de convênio Prefeitura-Estado (FUNDESP) com grande participação da comunidade. De outubro de 1989 à janeiro de 1992 foram realizados quatro Cursos de Formação de Sd PM, totalizando 174 novos Policiais Militares.
Em 14 de setembro de 1991 foi inaugurado o Galpão Crioulo CABO TOCO, obra com 164m2, construído junto ao Quartel da BM de Ijuí.
A 6ª Cia PM Independente foi instalada através do Decreto Estadual 35.676, de 05 de dezembro 1994, com a missão de Policiamento Ostensivo, preservação da Ordem Pública e o exercício dos Poderes Constituintes e era composta por circunscrição territorial em Catuípe, Jóia, Augusto Pestana, Cel. Barros, Chiapetta, Ajuricaba e Nova Ramada.
Por força dos Decretos nr 40.349/2000, 40.624/2001 e 40.735/2001, houve mudança de nome para Destacamento Especial de IJUI, e desta maneira, a contar de 15 de Maio de 2001, além da troca de nome passou a contar com duas com duas Companhias e ter ainda sob sua subordinação, os municípios de Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Condor, Coronel Barros, Joia, Nova Ramada, Panambi.
No dia 22 de Agosto de 2002, por meio da Portaria 001, passa a denominar-se 29º Batalhão de Polícia Militar.
Atualmente o 29º Batalhão de Polícia Militar é responsável pelo Policiamento Ostensivo dos municípios de Ijuí (sede), Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Coronel Barros, Jóia e Nova Ramada e é comandado pelo Major QOEM Edilson Della-Flora Góes.
Data de Aniversário do 29º BPM: 05 de dezembro (1994).


COMANDANTES:

  • Major Leandro da Silveira
  • Major Jairo Franck
  • Capitão José Lauri Bueno de Jesus
  • Major Jorge Miguel Barcellos
  • Major Nilson Nobre Bueno
  • Major João Carlos Trindade Lopes
  • Capitão Otávio Polita Filho – Resp/Cmdo
  • Major Germano Luis Pontes Eifler
  • Major Eglair Moises Oliveira Chaves
  • Major Felisberto Cunha da Silveira
  • Major Tomás Jacson Trindade Lopes
  • Major Claiton Rui da Costa Portilho
  • Major Luis Felipe Neves Moreira
  • Major Alexandre Moreira Pereira
Atualmente o 29º Batalhão de Polícia Militar é comandado pelo Major QOEM Edilson Della-Flora Góes.

MISSÃO
Executar o policiamento ostensivo, integrando o 29º Batalhão de Polícia Militar à comunidade, mediante a prestação de serviços, no cumprimento das missões legais, estimulando a valorização dos recursos humanos, a organização administrativa, o treinamento de pessoal, o uso adequado de recursos, o desenvolvimento de tecnologias, a padronização de condutas e, a atuação harmônica e eficaz contra a prática de atos nocivos ao convívio social, objetivando uma permanente melhoria da qualidade de vida da comunidade beneficiária.
OBJETIVO
1. Identificação dos pontos críticos da segurança pública, definindo a tática para equacioná-los, de acordo com as políticas e estratégias do comando da corporação, implementando sistemática de parcerias com a sociedade, visando uma interação produtiva, proporcionando respostas eficazes e efetivas às demandas sociais;
2. Implantação de programas de recursos humanos e materiais destinados aos policiais militares para melhorar a sua qualidade de vida, a qualidade profissional e a qualidade do serviço;
3. Implementação da política de relacionamento com lideranças locais (clubes de serviços, repartições governamentais, escolas, clubes sociais, empresas privadas), procurando estabelecer a co-participação com o 29º Batalhão de Polícia Militar, na definição das demandas, tendo como elementos fundamentais impostergáveis, a cidadania, o respeito aos direitos fundamentais e a segurança individual e coletiva;
4. Definição das rotinas administrativas, destinadas a atender as demandas da corporação no aspecto genérico e do 29º Batalhão de Polícia Militar em particular para viabilizar o gerenciamento das questões operacionais e administrativas.
VISÃO
Desejamos o 29º Batalhão de Polícia Militar de Ijuí e Organizações subordinadas modernas e eficazes, conhecendo a situação da Segurança Pública, suas tendências e os principais agentes das práticas nocivas ao convívio social seguro no seu espaço geográfico, cumprindo suas missões legais, objetivando a permanente melhoria da qualidade de vida.