quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Policiais Militares do 29°BPM participam de curso de atendimento ao público

         Após ser realizado o reaparelhamento total de equipamentos da Sala de Operações do 29º BPM de Ijuí, foi a vez de os policiais militares atendentes do 190 e recepcionistas da unidade receberem treinamento. Nos meses de julho e agosto vinte e quatro Policiais Militares realizaram Curso de Atendimento ao Público junto ao SEST SENAT de ijuí, com carga horária de 16 horas aulas. Dentre os assuntos tratados destaca-se a importância do primeiro atendimento através do 190, uma vez que é a partir deste momento que se gera o atendimento de uma ocorrência, podendo ser determinante para o sucesso no seu desfecho. Os policiais ainda receberam uma palestra motivacional, bem como orientações para um bom relacionamento interpessoal.
         Quanto ao 190 observa-se que o atendimento ao público depende não somente dos atendentes, mas sim da colaboração da comunidade na exposição do fato transmitido aos operadores, nas informações essenciais para uma localização rápida e precisa do local da ocorrência. Nesse sentido o Comandante do 29º BPM Major LUIS FELIPE NEVES MOREIRA orienta a comunidade que quando solicitar atendimento policial, o cidadão repasse detalhes do que esta ocorrendo, tais como:
         1º.   Identificação do cidadão, nos casos em que não for denúncia anônima;
         2º.   Localização, endereço com pontos de referência;
         3º.   Gravidade do fato, presença de armas de fogo ou facas;
         4º.   Tipo da ocorrência;
         5º.   Existência de feridos;
         6º.   Presença do agressor ou delinqüente, no local dos fatos;
         7º.   Presença de menores envolvidos na ocorrência;
         8º.   Características do agressor, cores das vestes, estatura;
         9º.   Presença de veículos (carros, motocicletas) na ocorrência, fornecendo letras e números das placas;
        10º. Fornecimento de um número de telefone para contato com o cidadão, caso não esteja sendo possível localizar a ocorrência.Através de registro de controle de ligações ao 190 do 29º BPM percebe-se que os trotes giram em torno de 25% a 30% do total de chamadas, ocorrendo em maior número nos horários de entrada e saída de escolas, com aumento de incidência de trotes no período de férias escolares. Além disso, recebemos ainda 40% a 45% de ligações de pessoas que solicitam informações. Tais chamadas por vezes prejudicam o atendimento ao cidadão que necessita do serviço essencial de Polícia. Assim, o Comando do 29º BPM solicita à comunidade que efetue ligações para o 190 apenas quando necessitar serviço de competência policial, de emergência, e utilize o telefone 3332 7788 para informações, denúncias e outros chamados.