quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

29°BPM lança operações de final de ano

      Nesta tarde às 17h30min ocorreu na Praça da República em Ijuí o lançamento oficial da Operação Papai Noel/2013 e do PROVIGIAREI / 2013-2014.
     A operação Papai Noel foi lançada na área do 29°BPM. Em seus oito municípios da região (Ijuí, Jóia, Augusto Pestana, Coronel Barros, Bozano, Ajuricaba, Nova Ramada e Catuípe), no qual Policiais Militares serão empregados em forma de reforço ao Policiamento Ostensivo durante o período de maior movimentação no comércio, especialmente à noite. Além das viaturas empregadas diariamente no policiamento ordinário, Policiais Militares estão sertão escalados no processo a pé, permanecendo junto ao público pelas ruas centrais a fim de manter sob controle e evitar o aumento de ocorrências policiais, em especial aquelas contra pessoa e patrimônio, especialmente no período em que o comércio local estende seu horário de atendimento ao público.
     O objetivo deste emprego direcionado ao horário estendido do comércio é garantir que o cidadão faça suas compras de natal ou passeio em família sem transtornos, no que tange à Segurança Pública. “Assim objetivamos evitar desde pequenos furtos no comércio até roubos ou arrombamentos. O 29°BPM está fazendo tudo o que é possível para garantir tranquilidade a quem trabalha e a quem compra também neste período de final de ano”, disse o Capitão ALEXANDRE MOREIRA PEREIRA, Comandante interino do 29°BPM. O oficial lembra ainda de algumas condutas imprescindíveis à população que sai às ruas nos horários de maior fluxo de pessoas, tais como: levar bolsas junto ao corpo; carteiras com dinheiro nos bolsos; evitar usar joias valiosas de forma ostensiva para não despertar a atenção de delinquentes; ter cautela na hora de apanhar o dinheiro para efetuar pagamentos; não andar com grande volume de dinheiro consigo; ao sair do veículo fechar vidros e não esquecer de chavear as portas, evitando deixar sob os bancos ou painel do veículo, objetos de valor ou bolsas e carteiras Quem necessitar de orientações pode buscá-las diretamente com os Policiais Militares nas ruas ou ligar para o telefone (55) 3332 7788. Para emergências, 190.
     O Programa de Vigilância Residencial Integrada (PROVIGIAREI) da Brigada Militar tem objetivo de prevenir e  evitar o cometimento de crimes contra o patrimônio.  No período em que o cidadão  fica de férias, ele se cadastra gratuitamente na Brigada Militar, para que durante o período em que estiver fora, seja realizada visitas na residência.
     O cadastramento do PROVIGIAREI ocorrerá a partir do dia 19 de dezembro de 2013 até 28 de março de 2014, deverá ser efetivado pessoalmente pelo proprietário do imóvel, junto a Sala de Operações do 29º BPM, situada na Rua Do Comércio, nº 2850, bairro Universitário em Ijuí, ou, via telefone (55) 3332-7788 pelo proprietário do imóvel.  O cidadão interessado em cadastrar o seu imóvel será informado que os Policias Militares visitarão sua residência para constatação dos dados fornecidos.
 
Lançamento oficial da Operação Papai Noel/2013 e do PROVIGIAREI
 
Autoridades presentes no evento
 
 
     Também ocorreu a divulgação da cartilha de segurança elaborada por Entidades e Instituições do Município de Ijuí.