quinta-feira, 18 de julho de 2013

29º BPM intensifica fiscalizações no trânsito!



O elevado número de ocorrências no trânsito, especialmente acidentes com lesões corporais, registrados desde o ano passado em Ijuí, faz com que o Comando do 29º BPM promova o aumento das atividades de fiscalização no trânsito. A criação do programa de emprego das PATAMO (Patrulhas Tático-móveis) em maio deste ano fez aumentar sensivelmente as ações com barreiras, especialmente à noite e nos principais acessos a cidade.
Na mesma linha de ação, também a 1ª Companhia (subunidade da sede do Batalhão) emprega parte de seu efetivo semanalmente em barreiras no trânsito, cujo objetivo é retirar de circulação veículos e motoristas que não estão transitando de acordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997) e colocam em risco pedestres e condutores, de forma geral.
Nesta manhã, sob coordenação do Ten Adriano, uma operação de fiscalização de trânsito logrou fiscalizar mais de 200 veículos e, diante de inúmeras irregularidades detectadas, produziu 31 Autos de Infração de Trânsito, dos quais 09 culminaram com a remoção dos veículos para o depósito.
Também houve a constatação de 08 crimes de trânsito, cujos autores responderão pelos delitos em juízo. As infrações mais frequentes foram: dirigir sem CNH, permitir direção de veículo por condutor não habilitado ou de categoria diversa e condução de veículo não licenciado.
Ainda podem rodar no Estado (com o licenciamento de 2012) até o final deste mês, veículos com placas finais 9 e 0. Todos os demais ainda não licenciados em 2013 estão em situação irregular e, portanto, sujeitos a multa e recolhimento.
No primeiro semestre deste ano 425 ocorrências no trânsito foram atendidas pelo efetivo do 29º BPM em Ijuí, sendo que 174 foram acidentes com lesão corporal. Tais resultados demonstram que o índice de ocorrências por infrações no trânsito ainda é elevado e que também ensejará uma constante atenção de parte da Brigada Militar. 
A Unidade seguirá intensificando ações policiais neste sentido, tanto quanto em outras modalidades, com ênfase também nos delitos ditos transnacionais (Tráfico, Contrabando, furto e roubo de veículos), dado o constante fluxo de viajantes estrangeiros em nossa região, em consonância com as orientações emanadas pelo Comando Regional de Polícia Ostensiva/Missões, ao qual o 29º BPM se subordina.