Após ser realizado o reaparelhamento total de
equipamentos da Sala de Operações do 29º BPM de Ijuí, foi a vez de os policiais
militares atendentes do 190 e recepcionistas da unidade receberem treinamento. Nos
meses de julho e agosto vinte e quatro Policiais Militares realizaram Curso de
Atendimento ao Público junto ao SEST SENAT de ijuí, com carga horária de 16
horas aulas. Dentre os assuntos tratados destaca-se a
importância do primeiro atendimento através do 190, uma vez que é a partir
deste momento que se gera o atendimento de uma ocorrência, podendo ser
determinante para o sucesso no seu desfecho. Os policiais ainda receberam uma
palestra motivacional, bem como orientações para um bom relacionamento
interpessoal.
Quanto ao 190 observa-se que o atendimento ao
público depende não somente dos atendentes, mas sim da colaboração da
comunidade na exposição do fato transmitido aos operadores, nas informações
essenciais para uma localização rápida e precisa do local da ocorrência. Nesse
sentido o Comandante do 29º BPM Major LUIS FELIPE NEVES MOREIRA orienta a
comunidade que quando solicitar atendimento policial, o cidadão repasse
detalhes do que esta ocorrendo, tais como:
1º.
Identificação do cidadão, nos casos em que não
for denúncia anônima;
2º.
Localização, endereço com pontos de referência;
3º.
Gravidade do fato, presença de armas de fogo ou
facas;
4º.
Tipo da ocorrência;
5º.
Existência de feridos;
6º.
Presença do agressor ou delinqüente, no local
dos fatos;
7º.
Presença de menores envolvidos na ocorrência;
8º.
Características do agressor, cores das vestes,
estatura;
9º.
Presença de veículos (carros, motocicletas) na
ocorrência, fornecendo letras e números das placas;
10º. Fornecimento de um número de telefone para contato com o cidadão,
caso não esteja sendo possível localizar a ocorrência.Através de registro de controle de ligações ao
190 do 29º BPM percebe-se que os trotes giram em torno de 25% a 30% do total de
chamadas, ocorrendo em maior número nos horários de entrada e saída de escolas,
com aumento de incidência de trotes no período de férias escolares. Além disso,
recebemos ainda 40% a 45% de ligações de pessoas que solicitam informações.
Tais chamadas por vezes prejudicam o atendimento ao cidadão que necessita do serviço
essencial de Polícia. Assim, o Comando do 29º BPM solicita à comunidade que
efetue ligações para o 190 apenas quando necessitar serviço de competência
policial, de emergência, e utilize o telefone 3332 7788 para informações,
denúncias e outros chamados.